Grupo Serve Sul - Aluguel de Carros Juiz de Fora

Notícias

Novos botões aproximam carro de avião

 

Você, certamente, já deve se perguntado como um comandante de avião não se perde em meio a tantos controles presentes na cabine. São centenas de botões, teclas, chaves e manches responsáveis por cada detalhe do voo. Saiba, então, que é bom se preparar para algo semelhante com seu carro.

Isso porque o painel de carros das novas gerações tende a se assemelhar cada vez ao de naves. E não, não estamos falando apenas de veículos de luxo. Já há modelos desenvolvidos por fabricantes generalistas -- como General Motors, Ford e Honda -- que contam com muitos componentes tecnológicos embarcados.

Veja o caso do Chevrolet Cruze de segunda geração. Na versão 1.4 turboflex LTZ (R$ 107.450 com todos os opcionais, menos pintura metálica ou perolizada) são mais de 70 controles espalhados por painel, volante, consoles, guarnições das portas, retrovisor e até... na chave.

Mas como usar os novos controles e funções? Para que servem? Escolhemos o Cruze 2017, lançado em maio, pelo fato do modelo ter sido transformado em referência de tecnologia no segmento de sedãs médios. Os ícones dos comandos são, em sua maior parte, padronizados para toda a indústria e o Cruze apresenta praticamente todas as novas funções de auxílio ao motorista, até então só disponíveis para diferentes modelos de luxo.


Por que tanto botão?
Se um automóvel dos anos 70 era dotado apenas de ignição, paleta de seta, limpador de para-brisa e, quando muito, um toca-fitas, os carros atuais saem de fábrica com módulos eletrônicos responsáveis por gerenciar diversas assistências -- muitas delas dão os primeiros passos na direção do carro autônomo.

O Cruze LTZ "completaço", por exemplo, conta com comandos de partida remota do motor e abertura do porta-malas; (des)ativação dos controles de estabilidade e tração; habilitação de faróis automáticos com assistente de luz alta; escolhas do ar-condicionado automático e digital com controle eletrônico de temperatura; ativação do assistente de manutenção de faixa e do controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com indicador de distância do veículo da frente; de ativação do limpador de parabrisa automático com sensor de chuva; e de início do controle de auxílio de estacionamento em vagas paralelas e perpendiculares.

Todas essas funções precisam ser ligadas/desligadas e gerenciadas pelo motorista, daí a presença de tantos controles espalhados inclusive por retrovisor e teto.

Isso sem falar na central multimídia MyLink com tela tátil expansiva de 8 polegadas que inclui navegador GPS, câmera de ré, projeção de celular via Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth e acesso a diversas configurações do veículo (outras mais estão disponíveis no computador de bordo digital).

O Cruze, especificamente, tem ainda apetrechos de segurança e conforto que atuam sem o condutor sequer perceber, mas isso é tema para outro momento.

Ufa! Como se vê o automóvel moderno estará cada vez mais carregado de equipamentos que demandam ajustes e interação constantes. Se você queria descobrir como um piloto de avião não se perde em meio a tantos controles, fique tranquilo: daqui por diante será possível viver um pouco dessa mesma experiência a bordo de seu próprio carro.

 

Fonte: Uol

RESERVE SEU CARRO


Data de Retirada
Data de Devolução
 
*A Serve Sul garante a reserva da categoria escolhida, mas não do modelo do veículo.
instagran
ASSINE A NOSSA NEWSLETTERPara receber as últimas notícias e atualizações